Fale conosco
via WhastApp

Fale conosco
via WhastApp

Reabilittá Odontologia

Prótese

Prótese por definição é qualquer artigo ou dispositivo que vise suprir, corrigir ou aumentar a função de um órgão deficiente ou faltante. Nesse caso, por exemplo, até os óculos são uma prótese que usamos no dia a dia.

Na odontologia temos muitos tipos de próteses e as classificamos principalmente entre móveis e fixas.

As móveis são as próteses totais (dentaduras) e as PPRs (Prótese Parcial Removível que normalmente se estabiliza com pequenos “ganchos ou braços” de uma estrutura metálica).

As fixas são classificadas de acordo com o número de dentes, pela forma de fixação e também pelo material que é confeccionada.

Prótese fixa unitária, conhecida como pivô é fixada na raiz do dente através de um pino intra-radicular.

As fixas de mais de um elemento normalmente são chamadas de “ponte” fixa por repor um dente perdido entre dois dentes que são os pilares desta ponte. (hoje em dia este tipo de prótese esta caindo em desuso, pois a reposição deste espaço vazio por um implante é quase sempre mais vantajosa biológica e financeiramente).

Além destas temos as próteses retidas por implantes que também podem ser múltiplas ou unitárias e que detalharemos no ícone da implantodontia.

Onlay

A Onlay é um tipo de prótese fixa que havia caído um pouco em desuso  mas com a evolução de alguns materiais voltou a ser bastante usada. Antes conhecida por “bloco” a Onlay é uma solução intermediaria entre uma restauração tradicional e um pivô. Muito indicada nos casos de restauração extensas com comprometimento de mais de duas paredes do dente como na maioria dos casos pós tratamento de canal de dentes posteriores (molares e pré molares). Neste caso o dentista molda a cavidade a ser restaurada do dente e envia este molde ao laboratório que confeccionará com bastante precisão uma peça com requisitos anatômicos estéticos e funcionais superiores ao de uma restauração e que será na seguinte consulta cimentada pelo dentista.

Lentes de contato dental

Alem destas próteses tradicionais hoje em dia devido a modernas cerâmicas e cimentos a odontologia oferece com bastante segurança soluções de alta estética com pequeno desgaste de estrutura dental  estas próteses se chamam facetas e são coladas sobre a face do dente e as mais finas das facetas são chamadas: lentes de contato dental.

Estas também estão detalhadas no seu ícone específico.

Meta-cerâmica e metal free

Voltando aos materiais que são confeccionadas as próteses elas podem ser confeccionadas em acrílico ,(que para as próteses unitárias é considerado um material provisório), cerômeros que são materiais com propriedades parecidas a resina das restaurações e as cerâmicas.

As cerâmicas são divididas em tradicionais que são as que são aplicadas sobre uma estrutura metálica e por isso chamadas metal-cerâmica ou as mais modernas com estética mais natural e translucidas porque não tem metal e por isso são chamadas metal free.

Os recursos protéticos na área odontológica tem se multiplicado e evoluído junto com novos materiais e resultados científicos.

Desta forma um mesmo caso clínico pode ser resolvido satisfatoriamente de várias maneiras de acordo com as necessidades estéticas funcionais ou financeiras de cada paciente.

Contato

Horário de funcionamento:
das 8h às 12h e das 13h30 às 19h

Visite nossas páginas nas redes sociais

Conheça também nossa clínica de diagnóstico e tratamento das disfunções temporomandibulares

Espaço da ATM - Diagnóstico e Tratamento das Disfunções Temporomandibulares