A dentística operatória ou restauradora é comumente conhecida por seu procedimento mais frequente a restauração ou como antes chamavam: obturação.
Apesar de parecer um procedimento corriqueiro e simples demanda muitos conhecimentos, prática e técnica do Cirurgião Dentista para alcançar os objetivos de uma restauração satisfatória que são: restabelecer a função e a estética da parte do dente que foi perdida por cárie, trauma ou desgaste mastigatório por maior tempo possível e sem causar danos ao remanescente dental.
Hoje a Dentística pode ser dividida em preventiva, restauradora e estética.
Dentística preventiva, além de estudar e orientar hábitos preventivos relacionados a escovação e dieta também indica em alguns casos a colocação de selantes principalmente nas fóssulas e fissuras do esmalte que, sendo de difícil higiene e fácil retenção de alimentos e placa bacteriana, facilitam o aparecimento da cárie.
A Dentística restauradora é aquela que se propõe a restaurar principalmente os danos causados pela cárie ou traumas.
Já a Dentística estética é aquela que em geral além de restabelecer a função mastigatória do dente está focada no resultado estético deste procedimento. Aqui além de restaurações posteriores com grande atenção para anatomia, restaura os dentes anteriores corrigindo defeitos de forma e cor para obter um sorriso bonito e harmônico. Para isso usam-se resinas compostas de alto padrão estético capazes de imitar o esmalte e a dentina pra mimetizar as restaurações do sorriso.
As técnicas de clareamento dental e microabrasão de esmalte são ainda outros procedimentos usados na dentística estética para alcançar resultados de alta estética minimamente invasivos.
Visite nossas páginas nas redes sociais
Conheça também nossa clínica de diagnóstico e tratamento das disfunções temporomandibulares
Espaço da ATM - Diagnóstico e Tratamento das Disfunções Temporomandibulares